sexta-feira, 23 de julho de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
Porque o Mundo precisa de designers
Depois de ver a matéria enviada a mim por um amigo, que está postado na UOL, e a qual postei anteriormente aqui no meu blog, fico indignado de ver a tal "criatividade" de algumas pessoas ao criar as imagens que vão representar nosso pais mundo a fora, porém dou os parabéns ao internauta criativo que consegui mostrar o verdadeiro logo da copa 2014 que como o Polvo PAUL, aqui teremos a competência de Chico Xavier para nos ajudar (pessoa ilustre a qual não tenho nada contra).
Mas em contra partida deste ícone que teremos que nos "orgulhar" até 2014, vejo pessoas com pensamentos inovadores, criativos, modernos em seus traços e definições que representaria muito mais a qualidade do nosso povo do que isto que temos hoje.
Dou os parabéns ao Designer Marcel Aviles formado pelo Makenzie e Pós graduando em Gestão de Marcas - Branding - pelas Faculdades Rio Branco pelo belo trabalho executa.
Mas em contra partida deste ícone que teremos que nos "orgulhar" até 2014, vejo pessoas com pensamentos inovadores, criativos, modernos em seus traços e definições que representaria muito mais a qualidade do nosso povo do que isto que temos hoje.
Dou os parabéns ao Designer Marcel Aviles formado pelo Makenzie e Pós graduando em Gestão de Marcas - Branding - pelas Faculdades Rio Branco pelo belo trabalho executa.
Eleito por 'notáveis', logo da Copa 2014 gera polêmica entre leigos e especialistas
Flavia Perin
Em São Paulo
A MARCA EM QUESTÃO
Logo oficial foi apresentado em evento realizado na África do Sul
Internautas comparam o desenho ao retrato de Chico Xavier
No vídeo exibido na cerimônia de lançamento, o presidente da CBF e do COL afirmou que o logo “prepara para o Mundial”. “Ao olhar para ele, ninguém vai imaginar outra coisa que não seja a Copa do Mundo no Brasil.”
Outras seis imagens fizeram parte da votação, todas sugeridas por agências de publicidade. A campeã comemora no Facebook: “A agência Africa está em festa. O logo da Copa do Mundo de 2014, q vai acontecer no Brasil, foi criada por nós. Demais. [sic]”.
Patrocinadora oficial do evento, a Adidas confeccionou mais de mil camisetas com a marca estampada, que serão colocadas à venda em sites e lojas.
Designers foram excluídos pela Fifa
A Associação dos Designers Gráficos (ADG), que a princípio faria parte da seleção, publicou em seu site nota em que declara ter sido excluída pela Fifa do processo – “ADG aguarda esclarecimentos da Fifa sobre a marca da Copa 2014”.
Professora do curso de Design da FAU-USP, Priscila Farias conta que quando viu o logo pela primeira vez achou que se tratava de uma brincadeira. Para ela, a ideia de utilizar formas que lembram mãos não é ruim. “Mas as formas estão terrivelmente mal resolvidas, e isso faz com que a figura, como um todo, pareça fraca, transmitindo a sensação de um desenho improvisado e pouco profissional, um tanto infantil e ingênuo, ao mesmo tempo sem a graça de um desenho de criança, ou a espontaneidade de algo genuinamente naif”, diz.
ESPECIALISTAS QUESTIONAM
Priscila Farias achou que se tratava de uma brincadeira
Para o designer Muti Randolph, 'um gesto de tristeza e vergonha'
Priscila ainda destaca que as letras da palavra Brasil misturam caixas alta e baixa sem critério aparente, fugindo à norma culta (a letra A aparece em caixa alta no meio da palavra, e o L fica entre maiúscula e minúscula). “Mesmo assim, com uma rigidez que não é a das escritas populares – se é que a intenção era simular uma escrita popular ou vernacular –, sugerindo que o design foi resolvido por alguém que não entende muito de tipografia”, observa.
Taça e Jabulani: referências negativas?
Também controversa, a primeira impressão do designer Muti Randolph ao ver o desenho – compartilhada por outros artistas gráficos, como Alexandre Wollner – foi de uma mão levada ao rosto “num gesto de tristeza e vergonha”. “Por perder a Copa de novo em casa?”
Randolph diz, que numa rápida reflexão, o logo pode remeter à ideia de “todo mundo metendo a mão na Copa”. “Temo que tenham feito uma marca não muito bem desenhada, mas apropriada a esta interpretação: se tomarmos por medida a falta de transparência e o resultado deste processo, devemos temer por todos os outros desta Copa, da formação da comissão técnica à construção e reforma dos estádios”, considera.
O designer questiona, ainda, o uso da cor vermelha – “Seria influência africana?”. Sobre a fonte de inspiração da marca, Randolph denomina o atual troféu Fifa como “uma aberração grotesca dos anos 70 que substituiu a clássica e linda art déco Jules Rimet”.
Ele recorda que, conquistado definitivamente pelo Brasil em 1970, o troféu foi roubado e nunca mais encontrado (cogita-se que tenha sido derretido). “Se o Brasil ganhar o hexa, alguém bem poderia repetir o feito e transformar as figuras disformes (que já parecem derreter) em barras de ouro. Estariam fazendo um favor à estética”, alfineta.
Já o artista plástico Marcius Galan recorre à Jabulani para traçar seu raciocínio. “Acabamos de passar por uma Copa onde a bola, um objeto com função determinante para o bom andamento dos jogos, era ruim. Isso foi notado nos primeiros treinos e mesmo assim, como já haviam sido fechados os contratos, os jogadores tiveram que se calar.”
Para ele, este é apenas um exemplo “de como o que está em jogo não é o jogo”. “Então eu não esperaria o logo da Copa no Brasil nascendo de uma pesquisa séria. Se é melhor para a campanha que a Gisele eleja o melhor logo, esse será o melhor e ponto. O resto é uma questão de gosto”, constata Galan.
“E, falando de gosto, acho até bonitinho, meio ingênuo, meio retrô. Poderia ter sido muito pior.”
fonte: uol noticias
Steve Jobs é eleito o homem mais esperto da tecnologia
Revista Fortune coloca o CEO da Apple em primeiro lugar em lista composta por 50 nomes
Terça-feira, 13 de julho de 2010 às 16h35
O trabalho do CEO da Apple, Steve Jobs, tem tido bons resultados. Depois do sucesso das vendas do iPad e iPhone 4, o executivo foi eleito pela revista Fortune como o homem "mais esperto da tecnologia".
Jobs ocupa o primeiro lugar em uma lista de 50 nomes escolhidos pela publicação. Para a revista, o adjetivo "esperto" está relacionado a duas caracterísiticas principais: inteligência e capacidade de causar impacto.
A Apple também teve mais um de seus funcionários elogiado pela Forbes. O vice-presidente de Design Industrial da empresa, Jonathan Ive, foi escolhido o "designer mais esperto". Ives é o responsável pelo desenho tanto do iPad quanto do iPhone.
De acordo com a revista, a Apple deve o seu sucesso atual ao retorno do CEO, que voltou a trabalhar na empresa em 1997, depois de 12 anos afastado. Entre os elogios publicados a Jobs estão "visionário" e "showman".
Terça-feira, 13 de julho de 2010 às 16h35
O trabalho do CEO da Apple, Steve Jobs, tem tido bons resultados. Depois do sucesso das vendas do iPad e iPhone 4, o executivo foi eleito pela revista Fortune como o homem "mais esperto da tecnologia".
Jobs ocupa o primeiro lugar em uma lista de 50 nomes escolhidos pela publicação. Para a revista, o adjetivo "esperto" está relacionado a duas caracterísiticas principais: inteligência e capacidade de causar impacto.
A Apple também teve mais um de seus funcionários elogiado pela Forbes. O vice-presidente de Design Industrial da empresa, Jonathan Ive, foi escolhido o "designer mais esperto". Ives é o responsável pelo desenho tanto do iPad quanto do iPhone.
De acordo com a revista, a Apple deve o seu sucesso atual ao retorno do CEO, que voltou a trabalhar na empresa em 1997, depois de 12 anos afastado. Entre os elogios publicados a Jobs estão "visionário" e "showman".