Guru de empreendedores
A Endeavor coloca à disposição de novos empresários a experiência de executivos bem-sucedidos. Conheça a história de duas empresas que começaram a receber o apoio da Endeavor este ano
Por Lilian Sobral
Sentar numa mesa com presidentes de grandes empresas e discutir estratégia de negócios parece algo que só executivos com muitos anos de carreira fazem. Mas a Endeavor, uma organização mundial de apoio ao empreendedorismo, percebeu que a experiência de grandes empresários pode guiar novos negócios para o sucesso.
Para que isso aconteça, o instituto coloca à disposição de empreendedores a consultoria de grandes figuras empresariais. Só para citar alguns nomes, entre os mentores estão Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira, Fábio Barbosa e Emílio Odebrecht.
Mas trocar ideias e pedir ajuda a estes nomes exige empenho. O processo seletivo da Endeavor é longo e difícil. A aprovação de um participante deve ser unânime. Se apenas um dos 37 mentores fixos disser não, ele está fora. Mas há empreendedores que conseguiram o sinal verde. Hoje no Brasil, a organização apóia 81 jovens de 45 empresas. Conheça a seguir a história de duas empresas que foram aprovadas recentemente para este seleto time.
Minha Vida – portal de saúde e bem estar
Minha Vida
Daniel Wjuniski, um dos sócios e idealizadores do Minha Vida
O site Minha Vida, dos sócios Roberto Lifschitz, Daniel Wjuniski e Fernando Ortenblad, começou em 2004. No início, chamava-se Dieta e Saúde. “Nós já trabalhávamos com internet e começamos a perceber que as pessoas começavam a se preocupar mais com seu próprio bem estar”, diz Wjuniski.
A ideia do site veio da própria experiência de Wjuniski. “Luto contra a balança desde pequeno. Eu já sabia que quando você faz um tratamento médico, vai ao consultório uma vez por mês e fica sem apoio durante todo este intervalo, é difícil manter a disciplina. Por isso, decidimos montar o Dieta e Saúde”.
Na primeira versão do portal, a empresa oferecia serviços para ajudar no emagrecimento, como conselhos de nutricionistas. Em 2006 surgirão novos acordos e patrocínios, o conteúdo foi ampliado e o endereço rebatizado de Minha Vida.
Hoje, o site com cerca de 50 funcionários, tem uma área editorial dedicada a informações e matérias sobre bem estar e saúde. De todo o conteúdo, 95% é gratuito. Mas há uma área restrita, dedicada à dieta, onde o acesso é cobrado. Este sistema de assinatura responde por 50% da receita da empresa. O restante vem de publicidade.
Com uma base de 8 milhões de cadastrados, a audiência do site já chega a cinco milhões de acessos mensais, com crescimento na base de 100% ao ano. O público, 70% feminino, é das classes A, B e C.
Reprodução Internet
A estratégia: site com fonte de receita diversificada
A empresa e a Endeavor
O que fez a Endeavor apostar no Minha Vida foi, principalmente, a alternativa à publicidade como fonte de receita. “O portal oferecia uma outra fonte grande de renda, que são as assinaturas. Isto não é muito comum no setor de tecnologia, que, geralmente, depende basicamente de propaganda”, diz Letícia Queiroz, gerente de busca e seleção da Endeavor, que acompanhou de perto o processo seletivo do portal Minha Vida.
O sócio Daniel Wjuniski diz que a Endeavor já ajudou muito com workshops, onde colocou o empresário frente a frente com executivos bem-sucedidos para perguntar o que quisesse. “Eu classificaria a Endeavor como um grande terapeuta para a empresa”, diz. Além dos conselhos dos mentores, o Minha Vida se vale da Endeavor para tarefas mais burocráticas como a indicação de um advogado tributarista ou a consultoria na implantação de uma política de remuneração variável.
Matéria extraída da internet : Revista Época Negócios
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